
17 de março de 2025
Os cabos submarinos são as veias e artérias da internet
Você sabia que a internet do mundo todo é conectada por cabos físicos? Não são uma nuvem, mas cabos de fibra óptica que processam as informações na velocidade da luz.
Por mais que muitas conexões hoje funcionem por Wi-Fi, ou até mesmo por satélites, há uma super infraestrutura escondida nos oceanos que é responsável por mais de 90% da transmissão de dados entre os países e continentes.
Os cabos submarinos modernos usam tecnologia de fibra óptica. Essas fibras de vidro são envoltas em muitas camadas de plástico e metais para sobreviver ao fundo do mar. Isso não quer dizer que cabos de fibra sejam espessos como tronco de árvores. Um cabo costuma ser tão largo quanto uma mangueira de jardim. Os filamentos dentro dele é que são extremamente finos — com aproximadamente o diâmetro de um fio de cabelo humano. 😮
Até tubarões já tentaram “mastigar a internet”, mas há cabos com proteção contra “shark attacks” e esse é o motivo menos corriqueiro. Tubarões tentando lanchar a sua conexão, não é nada. A maioria dos danos vem da atividade humana, principalmente pesca e ancoragem, não de tubarões. 🦈
Mas por que as empresas não usam satélites? 🛰
Os satélites são ótimos para determinadas aplicações e fazem um trabalho maravilhoso ao alcançar áreas que ainda não estão conectadas com fibras.
No entanto, os cabos podem transportar mais dados à custo muito menor.
E você já sabia disso? Deixe aqui nos comentários! ⬇
📲 (15) 99197-0141 | WhatsApp
📍 Rua Francisco de Barros Leite, 701 | Salto de Pirapora – SP